domingo, 21 de julho de 2013

Adutora de 210 km levará água a Matias Cardoso, Gameleiras, Mamonas, Espinosa, Monte Azul e Catuti

  PREFEITURA DE MATIAS CARDOSO/DIVULGAÇÃO
Antes da estrada de ferro e das rodovias, Maria Cardoso era a capital do Norte de Minas por causa do São Francisco 

Projeto foi apresentado pelo Governo de Minas à Codevasf.  Será uma linha adutora de ferro fundido com 210 km de extensão e quatro estações elevatórias de bombeamento, para atender população em torno de 102 mil pessoas de Matias Cardoso, Gameleiras, Mamonas, Espinosa, Monte Azul e Catuti, dentre outras localidades. As obras estão orçadas em R$ 168,5 milhões.

A captação de água, segundo o secretário Gil Pereira (Sedvan), será no rio São Francisco, por meio de canal do projeto Jaíba.


Barragem de Jequitaí


Foi realizada na semana passada nova reunião do Comitê Executivo do Projeto Jequitaí, que prevê a construção da primeira barragem no rio de mesmo nome, para implantar projeto de irrigação de 35 mil hectares. Serão investidos R$ 59,9 milhões na construção da estrutura de barramento.

Asfalto para Chapada Gaúcha leva o projeto Jaíba até Brasília

      DIVULGAÇÃO



    DIVULGAÇÃO
Audiência com o governador Anastasia
Do projeto Jaíba direto para o mercado consumidor de Brasília-DF por asfalto. Este sonho pode estar próximo. Os deputados Arlen Santiago e Toninho Pinheiro acompanharam lideranças norte-mineiras em audiência com o governador Antonio Anastasia.

O Norte de Minas pede que seja agilizada a licitação do projeto de engenharia do trecho de 120 kms da rodovia MGT 479, que liga Januária à Chapa Gaúcha.

Em 20/8/2009, em coluna publicada no jornal Hoje em Dia, destacamos que quando este asfalto sair, os produtores do projeto Jaíba economizariam 450 quilômetros até Brasília, um mercado ávido por frutas frescas. Estas frutas chegariam à capital federal, como lembrou, à época, o presidente da Abanorte, Dirceu Colares, mais saborosas.